Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação EIFORPECS 2019

Acessos: 503

O XII Encontro Internacional de Formação de Professores/as e Estágio Curricular Supervisionado - EIFORPECS, com o tema: “O que ela quer da gente é coragem”, homenageia Guimarães Rosa, escritor mineiro que, dentre outras obras escreveu o Grande Sertão Veredas, onde consta tal frase. “A linguagem de Rosa constitui assim um universo novo, ao passo que reinventa a vida sertaneja, as falas sertanejas, as angústias, as felicidades, as descobertas, os encontros e os desencontros sertanejos e humanos.” (2019) Assim, Rosa nos acompanha para dar configuração necessária ao evento. Formação de professores e professoras implica em lidar com os seres humanos, com os princípios e as práticas que anunciamos para uma educação de qualidade, socialmente referenciada e visando o lugar da escola pública como a materialização deste espaço-tempo da formação. Por isso que a coragem é uma virtude humana. O conceito é usado para designar ao valor, a bravura ou a valentia. A proposição e a realização deste evento, neste cenário, configuram-se como este exercício de valentia. 

São vários os parceiros, mas três Instituições Públicas de Ensino Superior constituem a rede de realização do mesmo, são elas: Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Universidade de Brasília - UnB e Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.

A novidade desta 12ª edição do EIFORPECS na UFU, abrange outros eventos que tem a mesma temática: o 7º Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- Pibid, o 1º Seminário da Residência Pedagógica e 13º Seminário de Prática Educativa do Curso de Pedagogia da Faced. Todos estes eventos também agregarão à pauta do EIFORPECS, pois em sua essência discutem a formação.

Bem vindas/os!

 

Comissão Organizadora do EIFORPECS/2019

registrado em:
Fim do conteúdo da página